terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Inflação

A inflação e seu efeito no valor da empresa

A inflação é entendida como uma perda do poder aquisitivo da moeda manifestada através do aumento generalizado dos preços. Na sua forma extrema, os preços podem aumentar tanto que as pessoas deixam de reter dinheiro, dada a rapidez com que diminui o seu poder de compra. Um bom exemplo pode ser o ocorrido na Alemanha nos anos de 1922 e 1923, após a primeira guerra mundial. Na década de 80 temos os países da América Latina também com elevadas taxas de inflação.

Associadas a esta questão temos quatro teorias sobre a origem da inflação: (i) a quantitativa (ii) a keynesiana (iii) a de custos (iv) e a estrutural.

Há diversos índices que se utilizam para medir a inflação. Para aferir a variação dos preços dos produtos no consumidor final normalmente usa-se o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), tomando por base um cabaz com diversos produtos de consumo de uma família-padrão para toda a sociedade ou certa classe.

Autor: Adelino Fonseca

in: Monografia Licenciatura ISCEE - Mai.2007

Sem comentários: