quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Caminhada


Percurso: Mosquito da Horta (Ribeira Grande ST) – Engenhos (Assomada)

Grupo: Caminheiros sem fronteiras

Ilha: S. Tiago (Cabo Verde)

Duração: 5 (cinco) horas


Leia Mais...

Firefox ganha terreno

Firefox ganha mais terreno na Europa em 2007

O crescimento do uso do navegador Firefox, da Fundação Mozilla, em território europeu durante o ano de 2007, colocou o software quase em pé de igualdade com seu principal concorrente, Internet Explorer, da Microsoft, em diversos países.

Segundo o The Inquirer, dados da firma francesa de análise de tráfego online XiTi Monitor mostram que o navegador é mais popular na Finlândia, país onde é usado por 45,4% dos internautas. Em seguida estão Polônia (42,4%), Eslovênia (41,2%) e Hungria (40,3%).

Com um público um pouco menor, mas ainda assim expressivo, estão Estônia, Grécia, Alemanha, Letônia, Romênia, Áustria e Croácia, países em que o uso está estabelecido na faixa dos 30%. Na Irlanda, Suécia, França, Bélgica, Suíça, Itália e Bulgária, o uso está na casa de 20%.

Os relatórios da XiTi mostram que em bases mundiais o Firefox representa 28% de todo o uso de navegadores, contra 66,1% do Internet Explorer. Navegadores menores, como o Opera e o Safari aparecem com 3,3% e 2% do uso, respectivamente.

De todos os usuários de Firefox, 90% estão rodando a versão mais atual, Firefox 2, enquanto menos da metade dos usuários do IE migraram para a versão 7 do navegador, dando continuidade ao uso do Internet Explorer 6.

Para o site Ars Technica, a adoção crescente do Firefox é encorajada pela percepção de que o navegador é mais seguro, e também pela ampla disponibilidade de complementos que podem ser baixados e instalados junto ao programa, aumentando suas funcionalidades.

Já o site Wired aposta que o sucesso internacional do Firefox, especialmente em países pequenos e menos populosos, é que por ser movido por uma comunidade open source pode ser traduzido rapidamente para diversos outros idiomas, algo que a Microsoft não pode fazer tão bem com tradutores pagos.

Com o lançamento da versão final de Firefox 3, atualmente em estágio de testes beta, a presença do navegador deve crescer ainda mais em 2008.

Geek

Leia Mais...

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Ubuntu - Suporte

Formas de obter suporte para o Ubuntu Linux

Não importa que sistema operacional você usa, seja Windows, Mac OS ou Linux, certamente você vai encontrar algum tipo de problema. Especificamente, com o UBUNTU Linux, existe uma grandeza de informações para o ajudar a passar por qualquer crise. Abaixo existem oito formas para buscar ajuda com qualquer problema encontrado no UBUNTU.

1. Google
De longe o método mais fácil e comum pra resolver qualquer problema. O Google vai pesquisar a maioria dos itens listados abaixo, incluindo guias para usuários, wikis, foruns e newsgroups. Mas não é sempre a maneira mais fácil para achar a solução a um problema obscuro, então seguem aqui algumas alternativas:

2. Ubuntuguide.org - O Manual do Usuário Ubuntu
Este guia do usuário contempla a maioria dos aspectos do Ubuntu, da instalação até suporte a dispositivos de vídeo. É leitura obrigatória a novos usuários do Ubuntu, especialmente aqueles iniciantes com Linux. Razoavelmente equivalente a um manual impresso, o guia vem em forma de Wiki, e pode responder a maioria de suas questões básicas.

3. Ubuntuforums.org - Ajuda em 60 segundos
Os Fóruns Ubuntu são ótimos lugares para ir quando você possui uma pergunta não listada no guia de usuário. Mas siga a regra #1 e sempre pesquise no Google primeiro - as chances são, alguém já respondeu sua pergunta e o Google já a indexou. As pessoas aqui são amigáveis e a ajuda é rápida; normalmente você obtém uma resposta em minutos. Entretanto você terá de ser registrar, como em todos os fóruns.

4. Canais IRC - Ajuda em 60 segundos, Redux
Se você não quiser se registrar nestes fóruns, ou se você possui apenas uma questão rápida e gostaria de um feedback ao vivo, considere um Canal IRC ubuntu. Como os fóruns, as pessoas são amigáveis e irão fazer o máximo para responder. A forma mais fácil de fazer isto no UBUNTU é instalando o X-chat, e conectar nos servidores Ubuntu (irc://irc.ubuntu.com); ele automaticamente vai levá-lo(a) ao canal #ubuntu, onde você poderá obter ajuda rápida. A maioria das perguntas são respondidas em apenas alguns minutos. Não esqueça de agradecer as pessoas que o ajudaram!

Fabio Filho’s Weblog

Leia Mais...

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Curriculum - Dicas

1 - Nada de pressa. Prepare-se para dedicar algum tempo à tarefa de criar o seu currículo - ele não vai ficar pronto em 10 minutos, e certamente será um tempo bem empregado.

2 - Faça um diagnóstico. Procure se informar (no site da empresa, na imprensa ou de outra forma) sobre o que fazem as empresas para as quais você vai entregar o currículo, e que tipo de profissionais elas procuram. Escreva os currículos dando destaque às características que você tem e que se adequem ao perfil que a empresa deseja.

3 - Seja original. Para se inspirar, não há problema em ver modelos de currículos divulgados na imprensa ou em sites especializados, mas não os copie. Lembre-se que o seu avaliador provavelmente vai receber vários outros iguais a aquele modelo, e tudo o que você NÃO quer é ser apenas “mais um”

4 - Seja localizável. As informações de contato são essenciais. Elas devem vir no alto, em destaque, na primeira folha. Não procure ser mais extensivo do que o necessário: para a minha análise, basta ter o nome completo, telefone fixo, telefone celular e e-mail (todos devem estar atualizados e corretos). Informar múltiplos telefones fixos ou múltiplos e-mails deve ser evitado, a não ser que você tenha uma boa justificativa - o mínimo que se espera de um possível contratado é que ele consiga decidir qual o seu telefone e o seu e-mail de contato.

5 - Tenha um foco. Se você está procurando ao mesmo tempo uma colocação como professor de violão clássico e como programador web, faça um currículo separado para cada uma das vagas, sem misturar neles as aptidões tão diferentes entre si. Mas não tenha medo de mencionar (mas aí como nota adicional, sem destaque) no currículo para uma vaga técnica as suas aptidões artísticas ou humanas, ou vice-versa - as empresas não contratam robôs, e muitas vezes têm interesse em saber desde cedo como é a pessoa (e não apenas o profissional) que está contratando. O mesmo vale para atividades extra-curriculares, trabalhos voluntários e outros “extras”.

Efectividade

Leia Mais...

O idiota e a moeda

Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.

Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam-lhe a escolha entre duas moedas: - uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2000 REIS.
Ele escolhia sempre a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos de todos.

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e perguntou-lhe se ainda
não havia percebido que a moeda maior valia menos.
- Eu sei, respondeu o tolo. "Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar a minha moeda."

Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.

A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.

A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando a sua fonte de rendimento.

Mas a conclusão mais interessante é:

A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.
Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, o que realmente somos.

"O maior prazer de um homem inteligente é armar-se em idiota diante de um idiota que se arma em inteligente".

Mensagem recebida por email

Leia Mais...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Bug em Firefox

Bug em Firefox pode levar ao roubo de dados

A Fundação Mozilla confirmou uma falha em seu navegador Firefox que possibilitaria que hackers roubassem informações confidenciais do computador de seus usuários.

Segundo o site heise Security, a vulnerabilidade poderia ser explorada através de sites maliciosos voltados para o problema, e já foi demonstrada em blogs hackers.

O hiredhacker.com explica que para que a falha seja explorada a vítima precisa ter instalada ao menos uma extensão (complemento que acrescenta funções ao navegador) que não guarde seu conteúdo em um arquivo JAR.

Como exemplos, a Mozilla cita as extensões Download Statusbar e Greasemonkey, que não são as únicas. Contudo, os responsáveis pela Download Statusbar já resolveram o problema relançando o pacote em um arquivo .jar (Java).

A vulnerabilidade no pacote chrome (de interface) utilizado pelo Firefox, permite que um hacker obtenha acesso a outras áreas de um computador, conforme noticiou o site The Register.

Através deste defeito, o hacker poderia carregar imagens, scripts ou folhas de estilo e, incapaz de reconhecer caracteres codificados como %2e%2e%2f (../) nestas URLs, o navegador falharia na filtragem, abrindo margem para acesso e leitura de arquivos pessoais.

Uma entrada no Bugzilla, sistema em que são cadastradas falhas do software da Fundação, mostra que a vulnerabilidade é considerada de baixo risco, e uma solução estará disponível no mecanismo de renderização 1.8.1.12, ainda sem data prevista de lançamento. Atualmente, o navegador utiliza a versão 1.8.1.11.

Geek

Leia Mais...

Tratamento de dados

Pois é, os contabilistas só sabem fazer tratamento de dados…

Leia Mais...

Trojan de MSN

Trojan de MSN muda idioma de acordo com vítima

Um novo vírus para Windows XP foi encontrado na rede de mensagens instantâneas da Microsoft, Windows Live Messenger (anteriormente conhecido como MSN Messenger), e tem como principal característica a de mudar sua abordagem de acordo com o idioma da possível vítima.

O Channel Register informou que o IRCBOT-RB tenta enganar o usuário com a técnica clássica de envio de mensagens com links que levariam para supostas fotos de sites de redes sociais como MySpace e Facebook. No texto, um convite pergunta se o usuário quer ver as fotos antes que elas sejam enviadas para o Facebook.

Ao clicar no link, o usuário incauto é levado para sites maliciosos que tentam explorar falhas e baixar novos malwares, que colocam o sistema infectado à disposição de uma rede. A diferença desta nova praga é a capacidade de se modificar de acordo com a linguagem do sistema operacional afetado, um fator extra que seria capaz de convencer alguns usuários a caírem na armadilha.

Segundo a Trend Micro, o trojan abre uma imagem quando se instala corretamente, mostrando uma foto distorcida de um rosto, provavelmente tirada com uma webcam, com o título de janela "don´t laugh, haha!!" (em português "não ria, haha !!").

Recomenda-se a qualquer usuário não cair na tentação de clicar em links suspeitos distribuídos em qualquer rede de mensagem instantânea, a menos que se tenha certeza da origem, e também suspeitar de mensagens que se refiram a redes sociais online.

O site Trend Micro possui uma ferramenta que pode limpar o vírus, acessível no link "Solution".

Geek

Leia Mais...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Microsoft vs Linux

MS reage a avanço do Linux no setor público

A Microsoft organiza encontro, em Berlim, com líderes de TI no setor público em todo o mundo.

Durante o Government Leaders Fórum, que acontece nesta terça e quarta-feira na Alemanha, a Microsoft pretende exibir casos bem sucedidos de uso de seus produtos em órgãos públicos e empresas estatais.

Um dos destaques é um sistema de comunicações, já usado pelo governo da Jamaica, para os governos se comunicarem com seus cidadãos por SMS. No Caribe, o sistema é usado para emitir alertas de furações.

No fórum, a Microsoft deve oferecer opções com descontos agressivos para órgãos públicos que optarem pelo uso de Windows e Office em suas estações de trabalho, bem como soluções para gerenciar grande quantidade de dados.

Em todo o mundo, soluções em código aberto tem registrado forte crescimento em repartições públicas e órgãos estatais.

A Microsoft espera reverter esse processo, sobretudo construindo melhor relacionamento com prefeituras e órgãos de administração regionais, onde cerca de 80% do gasto público ocorre.

Info online

Leia Mais...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

OGE 2008

Orçamento Geral do Estado 2008

Lei 20/VII/2007 – BO 47 Sup. - I Série – 28.Dez.2007

Capítulo I - Aprovação do Orçamento

Capítulo II – Disciplina orçamental

Capítulo III – Recursos Humanos

Capítulo IV – Autarquias Locais

Capítulo V – Consignação de receitas

Capítulo VI – Sistema Fiscal

Capítulo VII – Regime especial de aplicação do Imposto sobre o Valor Acrescentado nas transmissões de bens e serviços sujeitos a preços fixados por Autoridade Administrativa

Capítulo VIII- Operações activas, regularizações e garantias do Estado

Capítulo IX - Necessidades de financiamento

Capítulo X - Disposições finais

Leia Mais...

Balanço

Pois é, Balanço é isso mesmo. De um lado o activo, do outro o passivo. Contrabalançando os dois lados, fica a Situação Líquida (situação crítica, na figura acima).


Leia Mais...

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Função Financeira

Para Borges et all (2002), a função financeira corresponde aos esforços despendidos objectivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das acções ordinárias da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez.

Na verdade a função financeira dentro de uma empresa está directamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento ou de recorrer a um financiamento, sem esquecer que estas duas funções principais estão interligadas. Por outro lado, todas as outras funções dentro de uma empresa com fins lucrativos visam maiores rendimentos, lucros ou investimentos, etc., tudo que necessitam de um certo cálculo financeiro.

Como todas as actividades de uma empresa exigem utilização de fundos, a função do administrador financeiro é de vital interesse para os diferentes sectores da administração empresarial. Uma vez que o administrador financeiro actua na distribuição dos recursos na firma, os métodos e as políticas por ele recomendados deverão ser minuciosamente estudados pelos economistas

Tatiana Tavares

In: Monografia ISCEE – Maio.2007

Leia Mais...

Software Livre

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível. O software livre também é conhecido pelo acrônimo FLOSS (do inglês Free/Libre Open Source Software).

Wikipédia

Para mais esclarecimentos, sugeria a visualização de alguns vídeos do Youtube (basta pesquisar, por exemplo, por software+livre).

Leia Mais...

Código Laboral II

Título II – Dos contratos de trabalho em especial

Livro II – Dos contratos em especial em razão das pessoas

Capítulo III – Trabalho de mulheres

Artº 270º – Protecção da maternidade

1. A mulher grávida deve trabalhar em condições que não prejudiquem a gestação.

2. Durante o período de gravidez e após o parto são assegurados à mulher trabalhadora, entre outros, os seguintes direitos:

a) Não desempenhar, sem diminuição do salário, trabalhos desaconselháveis ao seu estado;

b) Não prestar trabalho extraordinário ou trabalho noturno, nem ser deslocada do local de trabalho habitual;

c) Interromper o trabalho diário para aleitamento e cuidados dos filhos, sem perda de salário.

3. A mulher grávida trabalhadora deve, sempre que tal lhe seja exigido pelo empregador, apresentar comprovação médica do seu estado.

Artº 271º - Licença de maternidade

1. Por altura do parto a mulher tem direito a uma licença por maternidade de 60 dias.

2. O pai tem direito a licença, por período de duração igual àquele a que a mãe teria direito nos termos do número anterior, ou ao remanescente daquele período caso a mãe já tenha gozado alguns dias de licença, nos seguintes casos:

a) Incapacidade física ou psíquica da mãe, e enquanto esta se mantiver;

b) Morte da mãe.

3. No caso previsto na alínea b) do número anterior o período mínimo de licença assegurado ao pai é de 30 dias.

4. A morte ou incapacidade física ou psíquica da mãe não trabalhadora durante o período de 120 dias imediatamente a seguir ao parto confere ao pai os direitos previstos nos nºs 2 e 3 deste artigo.

Artº 272º - Dispensas para consultas

1. A trabalhadora grávida deve, sempre que possível, recorrer às consultas pré-natais fora do horário normal da empresa.

2. Quando a consulta só for possivel dentro do horário de funcionamento normal da empresa, pode ser exigida à trabalhadora a apresentação de documento comprovativo dessa circunstância.

Artº 273 – Licença especial na gravidez de risco

A trabalhadora grávida em situação de risco para si, ou para o nascituro, impeditivo do exercício das funções, seja qual for o motivo determinante do impedimento, goza do direito a licença especial pelo tempo necessário a prevenir o risco, caso não lhe seja garantido o exercício de funções e/ou local compatíveis com o seu estado.

Artº 274º - Dispensa para amamentação

Para efeitos de amamentação, a trabalhadora tem direiro, durante os primeiros seis meses a seguir ao parto, a 45 minutos de dispensa em cada período de trabalho.

Artº 275º - Despedimento

Salvo prova em contrário, o despedimento de mulher grávida, puerpera ou lactante presume-se feito sem justa causa.

Decreto – Legislativo 5/2007 – B.O. 37 – I Série – 16 de Outubro

Entrada em vigor: no prazo de 180 dias, a contar da sua publicação

Leia Mais...

Cuidar da Carreira

Atitude de macacos pode ajudar na carreira, diz pesquisa

Uma pesquisa americana sugere que imitar o comportamento de macacos pode ser a chave para obter sucesso na carreira profissional.

O estudo, conduzido por uma equipe de pesquisadores de vários países e publicado na última edição da revista New Scientist, comparou a selva com o ambiente de trabalho e indica que as atitudes tomadas pelos primatas para sobreviver na vida selvagem podem também ajudar quem quer evoluir na carreira.

Os pesquisadores fizeram experiências com macacos e chimpanzés e delas tiraram cinco "regras de selva" que podem ser aplicadas no dia-a-dia do trabalho.

A primeira delas, afirmam os especialistas, é saber trabalhar em equipe. As experiências com macacos mostraram que eles normalmente trocaram favores para atrair a simpatia e obter algo em retorno no futuro.

Como exemplo, os especialistas citaram chimpanzés que dividem a comida com os outros em retorno de seu apoio em possíveis brigas. Os pesquisadores ainda citaram os macacos que coçam as costas dos outros, esperando o mesmo em troca.

"Para ir em frente no emprego, é preciso cultivar fortes alianças no trabalho, dar assistência e pedir favores quando é preciso", afirma a pesquisa.

Amigo do chefe

A regra número dois estipula que mesmo que seja importante contar com a simpatia dos colegas, mais primordial ainda é ser aliado do chefe.

Testes com chimpanzés mostraram que primatas que gastam mais tempo alisando os superiores contam com seu apoio em possíveis disputas.

As pessoas também podem aprender com o reino animal sobre o valor de não guardar rancores. E esta é a terceira regra. Os chimpanzés geralmente se beijam e abraçam após uma briga, enquanto golfinhos se esfregam e cabras roçam os focinhos.

Os especialistas acreditam que a reconciliação reduz o estresse ao mesmo tempo em que reduz as chances de futuros desentendimentos.

Jogar limpo

A quarta lição a ser aprendida com os macacos é saber jogar limpo e não "ganhar os louros" de um trabalho feito em equipe.

Nas experiências com os primatas, os pesquisadores retribuíram um macaco com uma uva enquanto o outro recebeu um pedaço de pepino por ter feito exatamente o mesmo trabalho.

"Não há nada mais revoltante do que descobrir que o colega recebe todos os créditos por um trabalho feito pela coletividade. É uma situação injusta e semeia um ambiente de desarmonia", diz a pesquisa.

E por último, a quinta regra da selva estipula que é preciso ser um bom chefe.

Segundo os especialistas, primatas que se sentem agredidos por seus superiores manifestaram altos níveis do hormônio do estresse, o corticosteróide, o que pode levar a problemas de saúde, como pressão alta.

Ser um bom chefe é saber "ter equilíbrio entre liderança e motivação da equipe", indica o trabalho.

BBC Brasil

Leia Mais...

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Código aberto

O software chamado de código aberto, ou open source em inglês, é um tipo de software cujo código fonte é visível publicamente. O software de código aberto respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation. Porém, não estabelece certas restrições como as contidas na GPL. É advogado pela Iniciativa do Código Aberto (Open Source Initiative).

Wikipedia

Leia Mais...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Hierarquia


Leia Mais...

Modelo 1B - Anexos

Documentos anexos ao modelo 1B – Cabo Verde

Regulamento do Imposto Único sobre os Rendimentos, artigo 59º, nº 4:

a) Cópia de: (i)

I. Acta da reunião/assembleia de aprovação de contas;

II. Parecer do conselho fiscal ou da revisão de contas, quando legalmente exigidos;

b) Balancetes de verificação do razão geral: (i)

I. Antes dos lançamentos de rectificação ou regularização;

II. Depois dos lançamentos de rectificação ou regularização;

III. Depois do apuramento dos resultados do exercício;

c) Balanço analítico final do exercício, extraído dos livros competentes, com indicação das pessoas que o assinaram;

d) Mapa de demonstração dos resultados líquidos e, sempre que necessário a um mais completo esclarecimento da conta ou contas de exploração, mapas de desenvolvimento das rubricas daquele mapa;

e) Demonstração dos resultados extraordinários do exercício e dos exercícios anteriores, havendo-os;

f) Relatório técnico onde, com base em mapas discriminativos, serão comentados sucintamente:

I. As reintegrações e amortizações contabilizadas, com indicação do método utilizado, das taxas aplicadas e dos valores iniciais e actuais dos diversos elementos sobre que aqueles recaíram;

II. As alterações sofridas pelas existências de todas as categorias e critérios que presidam à sua valorimetria;

III. A provisões constituídas ou as alterações nelas ocorridas;

IV. Os créditos incobráveis verificados;

V. Os gastos gerais de administração, com especial referência às remunerações de qualquer espécie atribuídas aos corpos gerentes, bem como todas as despesas de representação suportadas durante o exercício;

VI. As mais valias realizadas e os rendimentos de capitais auferidos;

VII. As mudanças nos critérios de imputação de custos ou atribuição de proveitos às diferentes actividades ou estabelecimentos da empresa;

VIII. Os demais gastos relativos ao funcionamento geral da empresa e, especialmente, os provenientes de débitos processados no exterior do país;

IX. Outros elementos reputados de interesse para a justa determinação do rendimento tributável e para o esclarecimento do balanço e da demonstração dos resultados do exercício:

a) Documento em que se indique a importância dos rendimentos dedutíveis, líquidos de impostos, por acções nominativas ou ao portador registadas, e de quotas ou partes sociais de sociedades nacionais sujeitas a imposto, que sejam propriedade do contribuinte durante dois anos consecutivos, ou desde a fundação da empresa, se tiver ocorrido há menos de 2 anos, contando que, em qualquer caso a participação do capital daquelas sociedades não seja inferior a 25%;

b) Comprovativo do pagamento por conta efectuado nas repartições de finanças onde estejam instalados filiais, sucursais, agências, delegações ou qualquer outra forma de representação situadas em área diferente da sede ou do domicílio fiscal.


(i) Na lei não se encontra subdividido em alíneas.

Leia Mais...

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

ABDR

Anexo ao Balanço e à Demonstração de Resultados

Decreto 26/87 de 19 de Março – B.O. de Cabo Verde nº 11

Elaborar notas com as seguintes indicações:

1. Valores globais dos débitos, créditos e imobilizações financeiras que representem relações com o estrangeiro;

2. Valores globais das compras (de serviços, para existências e para imobilizado) e das vendas feitas directamente ao estrangeiro, se possível, discriminando-as por países;

3. Valores dos débitos de sócios e accionistas por subscrição de capital e dos adiantamentos por conta de lucros;

4. Critérios valorimétricos das existências adoptados, com explicação de eventuais alterações de critério processadas relativamente ao exercício anterior, bem como a evidenciação das alterações nos resultados das derivadas;

5. Métodos de mensuração aplicados aos restantes elementos patrimoniais, com divulgação das bases de conversão usadas para expressar em moeda nacional os diversos elementos incluídos nas contas anuais que sejam ou foram originariamente expressas em moeda estrangeira;

6. Valor global em cada conta dos créditos de cobrança duvidosa;

7. Valor dos créditos sobre o pessoal e débitos a este;

8. Número médio de pessoas empregadas durante o exercício; (a)

9. Desdobramento das despesas com o pessoal pelas seguintes rubricas:

Remunerações dos corpos gerentes;

Ordenados e salários;

Remunerações adicionais;

Encargos sobre remunerações;

Outras despesas com pessoal.

10. Valores globais das existências que se encontram fora da empresa (consignadas, em trânsito, à guarda de terceiros);

11. Método de cálculo utilizado nas amortizações e reintegrações do exercício;

12. Forma como se realizou o capital social (apenas quanto à parte que respeita ao exercício);

13. Participação do Estado no capital social da empresa;

14. Valor das participações estrangeiras no capital social e nas prestações suplementares;

15. Descrição das responsabilidades e compromissos financeiros que não estejam incluídos no Balanço, nomeadamente os referentes a valores de terceiros confiados à empresa e garantias prestadas ou compromissos assumidos (p. e. letras descontadas, avales prestados);

16. Desagregação das vendas de bens e serviços por categorias de actividades;

17. Variações verificadas nas contas de imobilizado durante o exercício;

18. Variações verificadas nas Amortizações e Reintegrações Acumuladas durante o exercício;

19. Movimentos nas contas de Situação Líquida ocorridos no exercício;

20. Movimentos nas contas de Provisões ocorridos no exercício;

21. Distribuição de Resultados ocorrida no exercício;

22. Resultados Líquidos obtidos nos últimos cinco anos.

Observação.: os pontos 17 a 22 remetem cada um para um quadro próprio a ser preenchido.

Leia Mais...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Análise das DF

Objectivos da análise das Demonstrações Financeiras (DF)

A análise das DF consiste em aplicar ferramentas e técnicas analíticas às DF e a outros dados relevantes com o objectivo de obter informação util…

A informação espelha os resultados ou consequências das anteriores decisões da gestão. Adicionalmente, a informação é utilizada para fazer previsões que possam ter um efeito directo nas tomadas de decisão por diferentes utentes das DF.

Os investidores de uma empresa, actuais e potenciais, estão ambos interessados na futura habilidade dessa companhia em obter receitas – a sua “profitability”…

O histórico dos proveitos da empresa é o ponto lógico de partida para a previsão de ganhos futuros.

Às vezes as entidades externas estão interessadas em prever a solvabilidade de uma empresa mais do que a sua “profitability”… Liquidez é o estado de possuir activos líquidos, tais como dinheiro e outros activos que serão rapidamente convertidos em dinheiro.

Dívidas a curto prazo devem ser pagas rapidamente, por isso activos líquidos devem estar disponíveis para o seu pagamento…

Os credores a longo prazo estão interessados na Solvabilidade da companhia a longo prazo. Uma empresa normalmente considera-se solvente quando os seus activos excedem os débitos para que tenha um “sotckholders’ equity” positivo…

Accounting Principles (1987 Special Edition)

Leia Mais...

Alongamentos II



Mais sugestões de alongamentos (do site Phisio Trainer), desta vez para as pessoas que passam a maior parte do dia de trabalho de pé.

Leia Mais...

Syscoa

Système comptable Ouest Africain - Sommaire

I. ÉTATS FINANCIERS

SYSTÈME NORMAL

  • Bilan
  • Compte de résultat
  • Tableau financier des ressources et des emplois
  • État annexé, liste des informations
  • État annexé, tableaux 1 à 11

SYSTÈME ALLÉGÉ

  • Bilan
  • Compte de résultat
  • État annexé, liste des informations

II. CADRE COMPTABLE

  • Comptes de bilan
  • Comptes de gestion
  • Comptes des engagements hors bilan
  • Comptes de la comptabilité analytique de gestion

III. LISTE DES COMPTES

  • Comptes de bilan (classes 1 à 5)
  • Comptes de gestion (classes 6 à 8)
  • Comptes des engagements hors bilan et de la comptabilité analytique de gestion (classe 9)

IV. TABLEAUX DE CORRESPONDANCE POSTES-COMPTES

  • Système normal (Bilan ; Compte de résultat)
  • Système allégé (Bilan ; Compte de résultat)
Fonte: Afrikinfo


Leia Mais...