quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Firefox ganha terreno

Firefox ganha mais terreno na Europa em 2007

O crescimento do uso do navegador Firefox, da Fundação Mozilla, em território europeu durante o ano de 2007, colocou o software quase em pé de igualdade com seu principal concorrente, Internet Explorer, da Microsoft, em diversos países.

Segundo o The Inquirer, dados da firma francesa de análise de tráfego online XiTi Monitor mostram que o navegador é mais popular na Finlândia, país onde é usado por 45,4% dos internautas. Em seguida estão Polônia (42,4%), Eslovênia (41,2%) e Hungria (40,3%).

Com um público um pouco menor, mas ainda assim expressivo, estão Estônia, Grécia, Alemanha, Letônia, Romênia, Áustria e Croácia, países em que o uso está estabelecido na faixa dos 30%. Na Irlanda, Suécia, França, Bélgica, Suíça, Itália e Bulgária, o uso está na casa de 20%.

Os relatórios da XiTi mostram que em bases mundiais o Firefox representa 28% de todo o uso de navegadores, contra 66,1% do Internet Explorer. Navegadores menores, como o Opera e o Safari aparecem com 3,3% e 2% do uso, respectivamente.

De todos os usuários de Firefox, 90% estão rodando a versão mais atual, Firefox 2, enquanto menos da metade dos usuários do IE migraram para a versão 7 do navegador, dando continuidade ao uso do Internet Explorer 6.

Para o site Ars Technica, a adoção crescente do Firefox é encorajada pela percepção de que o navegador é mais seguro, e também pela ampla disponibilidade de complementos que podem ser baixados e instalados junto ao programa, aumentando suas funcionalidades.

Já o site Wired aposta que o sucesso internacional do Firefox, especialmente em países pequenos e menos populosos, é que por ser movido por uma comunidade open source pode ser traduzido rapidamente para diversos outros idiomas, algo que a Microsoft não pode fazer tão bem com tradutores pagos.

Com o lançamento da versão final de Firefox 3, atualmente em estágio de testes beta, a presença do navegador deve crescer ainda mais em 2008.

Geek

Sem comentários: