quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Análise das DF

Objectivos da análise das Demonstrações Financeiras (DF)

A análise das DF consiste em aplicar ferramentas e técnicas analíticas às DF e a outros dados relevantes com o objectivo de obter informação util…

A informação espelha os resultados ou consequências das anteriores decisões da gestão. Adicionalmente, a informação é utilizada para fazer previsões que possam ter um efeito directo nas tomadas de decisão por diferentes utentes das DF.

Os investidores de uma empresa, actuais e potenciais, estão ambos interessados na futura habilidade dessa companhia em obter receitas – a sua “profitability”…

O histórico dos proveitos da empresa é o ponto lógico de partida para a previsão de ganhos futuros.

Às vezes as entidades externas estão interessadas em prever a solvabilidade de uma empresa mais do que a sua “profitability”… Liquidez é o estado de possuir activos líquidos, tais como dinheiro e outros activos que serão rapidamente convertidos em dinheiro.

Dívidas a curto prazo devem ser pagas rapidamente, por isso activos líquidos devem estar disponíveis para o seu pagamento…

Os credores a longo prazo estão interessados na Solvabilidade da companhia a longo prazo. Uma empresa normalmente considera-se solvente quando os seus activos excedem os débitos para que tenha um “sotckholders’ equity” positivo…

Accounting Principles (1987 Special Edition)

Sem comentários: