quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Ubuntu - Suporte

Formas de obter suporte para o Ubuntu Linux

Não importa que sistema operacional você usa, seja Windows, Mac OS ou Linux, certamente você vai encontrar algum tipo de problema. Especificamente, com o UBUNTU Linux, existe uma grandeza de informações para o ajudar a passar por qualquer crise. Abaixo existem oito formas para buscar ajuda com qualquer problema encontrado no UBUNTU.

1. Google
De longe o método mais fácil e comum pra resolver qualquer problema. O Google vai pesquisar a maioria dos itens listados abaixo, incluindo guias para usuários, wikis, foruns e newsgroups. Mas não é sempre a maneira mais fácil para achar a solução a um problema obscuro, então seguem aqui algumas alternativas:

2. Ubuntuguide.org - O Manual do Usuário Ubuntu
Este guia do usuário contempla a maioria dos aspectos do Ubuntu, da instalação até suporte a dispositivos de vídeo. É leitura obrigatória a novos usuários do Ubuntu, especialmente aqueles iniciantes com Linux. Razoavelmente equivalente a um manual impresso, o guia vem em forma de Wiki, e pode responder a maioria de suas questões básicas.

3. Ubuntuforums.org - Ajuda em 60 segundos
Os Fóruns Ubuntu são ótimos lugares para ir quando você possui uma pergunta não listada no guia de usuário. Mas siga a regra #1 e sempre pesquise no Google primeiro - as chances são, alguém já respondeu sua pergunta e o Google já a indexou. As pessoas aqui são amigáveis e a ajuda é rápida; normalmente você obtém uma resposta em minutos. Entretanto você terá de ser registrar, como em todos os fóruns.

4. Canais IRC - Ajuda em 60 segundos, Redux
Se você não quiser se registrar nestes fóruns, ou se você possui apenas uma questão rápida e gostaria de um feedback ao vivo, considere um Canal IRC ubuntu. Como os fóruns, as pessoas são amigáveis e irão fazer o máximo para responder. A forma mais fácil de fazer isto no UBUNTU é instalando o X-chat, e conectar nos servidores Ubuntu (irc://irc.ubuntu.com); ele automaticamente vai levá-lo(a) ao canal #ubuntu, onde você poderá obter ajuda rápida. A maioria das perguntas são respondidas em apenas alguns minutos. Não esqueça de agradecer as pessoas que o ajudaram!

Fabio Filho’s Weblog

Sem comentários: