sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Função Financeira

Para Borges et all (2002), a função financeira corresponde aos esforços despendidos objectivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das acções ordinárias da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez.

Na verdade a função financeira dentro de uma empresa está directamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento ou de recorrer a um financiamento, sem esquecer que estas duas funções principais estão interligadas. Por outro lado, todas as outras funções dentro de uma empresa com fins lucrativos visam maiores rendimentos, lucros ou investimentos, etc., tudo que necessitam de um certo cálculo financeiro.

Como todas as actividades de uma empresa exigem utilização de fundos, a função do administrador financeiro é de vital interesse para os diferentes sectores da administração empresarial. Uma vez que o administrador financeiro actua na distribuição dos recursos na firma, os métodos e as políticas por ele recomendados deverão ser minuciosamente estudados pelos economistas

Tatiana Tavares

In: Monografia ISCEE – Maio.2007

Sem comentários: