quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Ubuntu – Suporte II

Formas de obter suporte para o Ubuntu Linux

Não importa que sistema operacional você usa, seja Windows, Mac OS ou Linux, certamente você vai encontrar algum tipo de problema. Especificamente, com o UBUNTU Linux, existe uma grandeza de informações para o ajudar a passar por qualquer crise. Abaixo existem oito formas para buscar ajuda com qualquer problema encontrado no UBUNTU.

5. Grupos de usuários Linux
Grupos de usuários Linux (LUG) têm sido uma parte importante do suporte ao Linux por muito tempo. Um LUG é onde usuários se encontram para discutir seus problemas, comer pizza, tomar café, etc.. Você pode encontrar um LUG perto de você no Google; muitas universidades possuem estes grupos também.

6. Documentação da Aplicação, Wikis e Fóruns
A maioria das aplicações possui sua documentação própria, incluindo FAQs, sessões de dúvidas, guias de usuários e, algumas vezes, wikis. Este é sempre um bom lugar para pesquisar se você está tendo alugm problema específico com uma aplicação específica.

7. Pergunte ao Programador
Se você está utilizando uma aplicação pequena e não tão conhecida, provavelmente não terá uma documentação tão extensa disponível; ou pior, pode não existir documentação alguma. Mas, a maioria das vezes, os desenvolvedores irão colocar seus endereços de correio eletrônico, ou outra forma de contato, nas páginas de sue projetos - use mas não abuse disto! Desenvolvedores de projetos de código aberto pequenos desejam saber que seus programas estão sendo utilizados e apreciados pelas pessoas, e querem ajudar quando podem; mas não encham eles com um caminhão de perguntas que poderiam ter sido resolvidas através do passo #1 Google.

8. Se tudo falhar - envie um relatório de bug
Não exatamente uma solução instantânea, mas se você está tendo um problema que aparentemente não tem uma resposta, não será solucionado a não ser que você avise os desenvolvedores!

Fabio Filho’s Weblog

Sem comentários: