terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Função Financeira II

Objectivos e limites da função financeira

Na perspectiva de Santos (1981) a teoria financeira é uma aplicação da teoria micro económica da empresa cujo objectivo é o da maximização do lucro. No entanto é do nosso conhecimento que o conceito de lucro não é nem muito operacional, nem tão pouco proeminente quando o objectivo é essencialmente os fluxos de caixas. Assim, segundo o mesmo autor o supracitado principio foi substituído pelo da maximização das riquezas dos accionistas, que deve ser entendido como o valor actual dos fluxos de caixa.

De acordo com a famosa teoria de agência, o princípio de maximização de valor da empresa, como objectivo da função financeira é claramente posto em causa. Isso resulta da necessidade de compatibilização dos vários interesses na empresa dos seus stakeholders e pelo princípio da racionalidade limitada, onde as pessoas tomam decisões racionais apenas em relação aos aspectos da situação que conseguem perceber e interpretar. O autor acima referido, alega que o objectivo da gestão e da função financeira passou a ser “a criação de valor para o accionista”.

Nesta óptica, Santos (1981) chama atenção para a necessidade de exame dos efeitos financeiros das decisões tomadas na empresa em duas vertentes complementares, a da rentabilidade e a do risco.

No que concerne às limitações da análise e função financeira, importa chamar a tenção que estas reflectem apenas a óptica financeira. Porém, a natureza dos problemas de uma empresa não se resume unicamente aos aspectos financeiros. Sendo assim, devemos concordar com a Alexandra et all (1987) ao defender que a fonte de criação de valor da empresa não é a sua situação financeira, mas sim a sua “vantagem competitiva” no trinómio tecnologia/mercado/produto. Na mesma linha de pensamento temos o Neves (1996) que advoga que a rentabilidade é um imperativo necessário mas não suficiente à sobrevivência e desenvolvimento da empresa.

Uma outra limitação deriva do facto de que os resultados da aplicação dos métodos e técnicas propostos pela teoria financeira dependem da qualidade e da fiabilidade da informação utilizadas, das previsões e dos pressupostos em que se baseiam.

Tatiana Tavares

In: Monografia ISCEE – Maio.2007

Sem comentários: