sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Reciclagem

Leia Mais...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Caminhada II

Leia Mais...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Função Financeira II

Objectivos e limites da função financeira

Na perspectiva de Santos (1981) a teoria financeira é uma aplicação da teoria micro económica da empresa cujo objectivo é o da maximização do lucro. No entanto é do nosso conhecimento que o conceito de lucro não é nem muito operacional, nem tão pouco proeminente quando o objectivo é essencialmente os fluxos de caixas. Assim, segundo o mesmo autor o supracitado principio foi substituído pelo da maximização das riquezas dos accionistas, que deve ser entendido como o valor actual dos fluxos de caixa.

De acordo com a famosa teoria de agência, o princípio de maximização de valor da empresa, como objectivo da função financeira é claramente posto em causa. Isso resulta da necessidade de compatibilização dos vários interesses na empresa dos seus stakeholders e pelo princípio da racionalidade limitada, onde as pessoas tomam decisões racionais apenas em relação aos aspectos da situação que conseguem perceber e interpretar. O autor acima referido, alega que o objectivo da gestão e da função financeira passou a ser “a criação de valor para o accionista”.

Nesta óptica, Santos (1981) chama atenção para a necessidade de exame dos efeitos financeiros das decisões tomadas na empresa em duas vertentes complementares, a da rentabilidade e a do risco.

No que concerne às limitações da análise e função financeira, importa chamar a tenção que estas reflectem apenas a óptica financeira. Porém, a natureza dos problemas de uma empresa não se resume unicamente aos aspectos financeiros. Sendo assim, devemos concordar com a Alexandra et all (1987) ao defender que a fonte de criação de valor da empresa não é a sua situação financeira, mas sim a sua “vantagem competitiva” no trinómio tecnologia/mercado/produto. Na mesma linha de pensamento temos o Neves (1996) que advoga que a rentabilidade é um imperativo necessário mas não suficiente à sobrevivência e desenvolvimento da empresa.

Uma outra limitação deriva do facto de que os resultados da aplicação dos métodos e técnicas propostos pela teoria financeira dependem da qualidade e da fiabilidade da informação utilizadas, das previsões e dos pressupostos em que se baseiam.

Tatiana Tavares

In: Monografia ISCEE – Maio.2007

Leia Mais...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Relatórios

Leia Mais...

Portátil perdido

Portátil perdido vale 54 milhões de dólares

O portátil de Raelyn Campbell foi enviado para reparação numa loja da Best Buy mas nunca foi devolvido. Agora, passou a valer 54 milhões de dólares.

A norte-americana Raelyn Campbell, funcionária de uma ONG em Washington, pretende uma «compensação justa pelo computador de 1.110 dólares e a extensão da garantia [300 dólares], mais despesas relacionadas com a protecção do roubo de identidade».

De acordo com Campbell, os empregados do "Geek Squad" (assistência técnica da Best Buy), só ao fim de três meses de mentiras e desculpas é que reconheceram que não sabiam o paradeiro do computador.

A queixosa revelou que a quantia que pede - 54 milhões de euros - foi escolhida propositadamente por ser igual à que um homem reclama a uma tinturaria que perdeu o seu par de calças favorito.

«Uma coisa é um tintureiro familiar perder as calças de alguém, outra é a maior loja de artigos electrónicos dos Estados Unidos não ter uma política de protecção dos consumidores», sublinhou.

Apesar de não esperar receber os 54 milhões, Campbell afirma que escolheu este montante para atrair atenção para o seu caso.

«Apresentei esta queixa na esperança de obter a atenção de Best Buy e de mostrar os riscos das usurpações de identidade quando se traz o nosso computador para reparar», explicou.

A Best Buy alega que pagou 1.110,35 dólares mais um cheque-prenda de 500 dólares a Campbell pelo incómodo.

Cibéria

Leia Mais...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

São Valentim

FBI alerta: atenção ao vírus de S. Valentim

O FBI alertou para a possibilidade de um novo vírus informático designado por «Storm Worm» (Tempestade de Inverno), escondido em postais de São Valentim, poder infectar hoje milhões de computadores em todo mundo.

«Se receber inesperadamente um cartão electrónico de São Valentim, tenha cuidado», alertou o FBI em comunicado.

Uma mensagem de correio electrónico inesperado «pode não ser de um admirador secreto mas sim conter o vírus Storm Worm», acrescentaram.

Anteriormente o vírus propagava-se através de uma mensagem de correio electrónico que informava, falsamente, de uma grande tempestade na Europa.

Contudo, segundo o produtor de Antivírus Trend Micro, este vírus está a propagar-se, desde a semana passada, sob a forma de felicitações electrónicas alusivas ao Dia dos Namorados.

A grande maioria dos vírus e dos «spam» (mensagens de correio electrónico com fins publicitários) que receberemos camuflados como postais de amor provirão dos EUA, Rússia e China, dizem os especialistas.

A consultora de segurança informática Sophos afirma que a Rússia está a ganhar cada vez mais peso com emissora de «spam, situando-se no segundo lugar do ranking mundial entre os Estados Unidos e a China.

O motor de busca Google publicou esta semana um estudo sobre o uso do correio electrónico que demonstra que este meio é muito popular entre os jovens para expressar sentimentos.

«Os jovens estão a liderar uma mudança: é cada vez mais comum que eles usem um e-mail para tudo, desde enviar cartas de amor até acabar uma relação», assegurou Jen Grant, responsável de Marketing da Google.

Portugal Diário

Leia Mais...

SNCRF - Lista de artigos

Decreto-Lei 5/2008 – BO 5 – Série I – 4.Fev

Artº 1º - Objecto

Artº 2º - Âmbito

Artº 3º - Aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade

Artº 4º - Competência das entidades de supervisão do sector financeiro

Artº 5º - Pequenas entidades

Artº 6º - Dispensa de aplicação

Artº 7º - Demonstrações financeiras

Artº 8º - Comissão de Normalização Contabilística

Artº 9º - Referências ao Plano Nacional de Contabilidade

Artº 10º - Aplicação pela primeira vez

Artº 11º - Revogação

Artº 12º - Disposição transitória

Artº 13º - Entrada em vigor

Leia Mais...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

OGE 2008 II

Orçamento Geral do Estado 2008

Lei 20/VII/2007 – BO 47 Sup. - I Série – 28.Dez.2007

CAPITULO VI – Sistema Fiscal

Artº 15º - Cobrança

Artº 16º - Imposto Único sobre os Rendimentos - Taxas

Artº 17º - Retenções na fonte – Remunerações fixas

Artº 18º - Retenções na fonte – Remunerações não fixas

Artº 19º - Processamento conjunto das remunerações

Artº 20º - Fórmulas de retenção mensal

Artº 21º - Falta de entrega de retenções na fonte

Artº 22º - Tabela supletiva dos mínimos do IUR

Artº 23º - Início de actividade - empresas

Artº 24º - Tributação dos subsídios de compensação

Artº 25º - IUR – Títulos do Tesouro

Artº 26º - Títulos de Consolidação e Mobilização Financeiras

Artº 27º - Deduções no IUR

Artº 28º - IUR - Reembolsos

Artº 29º - Alteração ao Regulamento do IUR

Artº 30º - Alteração ao Regulamento do IVA

Artº 31º - Isenção de emolumentos em certidões

Artº 32º - Incentivos às entidades empregadoras que contratem jovens ou desempregados de longa duração

Artº 33º - Incentivos à formação de jovens

Artº 34º - Incentivos à contratação de jovens para estágios ou reconversão profissional

Artº 35º - Incentivos à concessão de bolsas de estudo de mérito

Artº 36º - Incentivos à contratação de pessoas portadoras de deficiência

Artº 37º - Incentivos à produção e importação de areia

Artº 38º - Indústria de transportes marítimos

Artº 39º - Incentivos às empresas de transportes urbanos de passageiros

Artº 40º - Incentivos ao investimento na área de saúde

Artº 41º - Incentivos à indústria farmacêutica

Artº 42º - Incentivos às corporações policiais e de bombeiros

Artº 43º - Incentivos às casas de cultura e de espectáculos

Artº 44º - Incentivos à comunicação social

Artº 45º - Incentivos às empresas de telecomunicações e internet

Artº 46º - Incentivos à produção de energias renováveis

Artº 47º - Isenção na importação de equipamentos musicias

Artº 48º - Concessão de isenções aduaneiras

Artº 49º - Aditamento de farinha de trigo à lista de bens isentos com direito a dedução

Leia Mais...

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Curriculum – Dicas II

6 - Seja claro, direto e verdadeiro. Um ponto essencial é incluir a informação correta e completa, de forma direta e concisa. Tentar mascarar informações que a empresa vá descobrir depois é um risco desnecessário, e pode levar a uma posterior avaliação negativa simplesmente pelo fato de você ter tentado.

7 - Escreva de maneira informal, mas corretamente. Leia e releia, remova os erros de ortografia e gramática. Pontue, acentue. Entregue para alguém revisar, e verifique inclusive os dados e números. A última coisa que você quer é que o seu telefone de contato esteja errado. A penúltima coisa que você quer é que a presença de erros de digitação levem o seu avaliador a acreditar que você não é zeloso, ou que escreve mal.

8 - Seja seletivo. Dificilmente o seu avaliador desejará saber onde você fez o pré-escolar, ou o estágio obrigatório para se formar no segundo grau. É provável que ele queira saber se você fez cursos de informática ou de formação profissional em alguma área, mas o número de vagas para as quais é relevante a informação de que você fez curso de piano quando tinha 12 anos é bastante limitado. Incluir este tipo de detalhe no currículo é praticamente uma confissão de que o candidato não tem nada de mais relevante para informar, ou que não tem discernimento do que é importante. Duas boas razões para sair da pilha dos currículos que serão chamados para a entrevista…

9 - Inclua o essencial. Em um bom currículo, não podem faltar as informações de contato atualizadas, uma caracterização sobre você (nome completo, data de nascimento, cidade onde mora, estado civil, se tem filhos) dados sobre as experiências profissionais recentes (empregos, estágios - incluindo período e atividade desempenhada em cada um deles, no mínimo), a formação acadêmica (com detalhes apenas sobre as mais relevantes), e outras atividades e fatos que possam ajudar a definir você como profissional: participação em cursos e eventos, atividades como instrutor, atividades comunitárias, domínio de idiomas, aptidões adicionais (exemplo: dirigir, ter carro próprio…) e outros itens, desde que sejam relevantes para a vaga pretendida!

10 - Capriche no visual. Claro que a parte mais importante do seu currículo é o conteúdo, mas você definitivamente não deseja causar má impressão. Imprima com capricho, e entregue originais (e não xerox) do seu currículo em cada empresa. Se você tiver que corrigir alguma coisa, simplesmente edite e imprima de novo, nada de alterar escrevendo com esferográfica sobre o seu original desatualizado. Lembre-se que se você caprichar, o seu currículo pode ser o primeiro contato que a empresa terá com você. Mas se você não caprichar, é provável que ele seja o último.

E lembre-se sempre: nada de excessos. A sabedoria está no equilíbrio!

Efectividade

Leia Mais...

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Matemática

A Tragédia da Matemática

Num certo livro de matemática, um quociente apaixonou-se por uma incógnita. Ele, o quociente, produto notável de uma família importantíssima de polinômios. Ela, uma simples incógnita, de mesquinha equação literal. Oh, que tremenda desigualdade. Mas como todos sabem, o amor não tem limites e vai do mais infinito até o menos infinito. Apaixonado, o quociente a olhou do vértice à base, sob todos os ângulos, agudos e obtusos. Era linda, uma figura ímpar e punha-se em evidência: olhar rombóide (rombo=losango), boca trapezóide, seios esféricos num corpo cilíndrico de linhas senoidais (curvas). – Quem és tu? – perguntou o quociente com olhar radical. – Sou a raiz quadrada da soma dos quadrados dos catetos. Mas pode me chamar de hipotenusa – respondeu ela com uma expressão algébrica de quem ama. Ele fez de sua vida uma paralela à dela, até que se encontraram no infinito. E se amaram ao quadrado da velocidade da luz, traçando ao sabor do momento e da paixão, retas e curvas no jardim da quarta dimensão. Ele a amava e a recíproca era verdadeira. Adoravam-se nas mesmas razões e proporções no intervalo aberto da vida. Três quadrantes depois resolveram se casar. Traçaram planos para o futuro e todos desejaram a felicidade integral. Os padrinhos foram o vetor e a bissetriz. Tudo estava nos eixos. O amor crescia em progressão geométrica. Quando ela estava em suas coordenadas positivas, tiveram um par: o menino, em homenagem ao padrinho, chamaram de versor; a menina, uma linda abscissa. Ela sofreu duas operações. Eram felizes até que, um dia, tudo se tornou uma constante. Foi aí que surgiu um outro, sim, um outro. O máximo divisor comum, um freqüentador de círculos viciosos. O mínimo que o máximo ofereceu foi uma grandeza absoluta. Ela sentiu-se imprópria, mas amava o máximo. Sabedor desta regra de três, o quociente chamou-a de fração ordinária. Sentindo-se um denominador comum, resolveu aplicar a solução trivial: um ponto de descontinuidade na vida deles. Quando os dois amantes estavam em colóquio, ele em termos menores e ela de combinação linear, chegou o quociente e nu giro determinante disparou o seu 45. Ela foi para o espaço imaginário e ele foi para num intervalo fechado, onde a luz solar se via através de pequenas malhas quadráticas.

PET Matemática - UFSC

Leia Mais...

Ubuntu – Suporte II

Formas de obter suporte para o Ubuntu Linux

Não importa que sistema operacional você usa, seja Windows, Mac OS ou Linux, certamente você vai encontrar algum tipo de problema. Especificamente, com o UBUNTU Linux, existe uma grandeza de informações para o ajudar a passar por qualquer crise. Abaixo existem oito formas para buscar ajuda com qualquer problema encontrado no UBUNTU.

5. Grupos de usuários Linux
Grupos de usuários Linux (LUG) têm sido uma parte importante do suporte ao Linux por muito tempo. Um LUG é onde usuários se encontram para discutir seus problemas, comer pizza, tomar café, etc.. Você pode encontrar um LUG perto de você no Google; muitas universidades possuem estes grupos também.

6. Documentação da Aplicação, Wikis e Fóruns
A maioria das aplicações possui sua documentação própria, incluindo FAQs, sessões de dúvidas, guias de usuários e, algumas vezes, wikis. Este é sempre um bom lugar para pesquisar se você está tendo alugm problema específico com uma aplicação específica.

7. Pergunte ao Programador
Se você está utilizando uma aplicação pequena e não tão conhecida, provavelmente não terá uma documentação tão extensa disponível; ou pior, pode não existir documentação alguma. Mas, a maioria das vezes, os desenvolvedores irão colocar seus endereços de correio eletrônico, ou outra forma de contato, nas páginas de sue projetos - use mas não abuse disto! Desenvolvedores de projetos de código aberto pequenos desejam saber que seus programas estão sendo utilizados e apreciados pelas pessoas, e querem ajudar quando podem; mas não encham eles com um caminhão de perguntas que poderiam ter sido resolvidas através do passo #1 Google.

8. Se tudo falhar - envie um relatório de bug
Não exatamente uma solução instantânea, mas se você está tendo um problema que aparentemente não tem uma resposta, não será solucionado a não ser que você avise os desenvolvedores!

Fabio Filho’s Weblog

Leia Mais...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

SNCRF

BO 5 – Série I – 4.Fev.2008:

Decreto-Lei 5/2008 – Aprova o Sistema de Normalização Contabilística e de Relato Financeiro, (SNCRF).

Portaria 3/2008 – Aprova a tabela de retenção do IUR sobre remunerações de trabalho dependente e sobre rendimento de outras categorias.

Leia Mais...

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Dica - Informática

Um truque para tornar o comando Envie Para muito mais eficiente

Quem usa o Windows XP certamente já viu o menu Enviar Para, uma das opções quando clicamos com o botão direito do mouse em um arquivo ou pasta. É possível criar novos atalhos para ele, automatizando funções do sistema. Para criar um atalho de envio para uma pasta específica (útil para organizar arquivos e fazer backups), por exemplo, comece clicando na pasta desejada e escolhendo Criar Atalho. Selecione o atalho criado e tecle Ctrl+X. Acesse o menu Iniciar e escolha Executar. Tecle, então, sendto e clique em OK. Agora, tecle Ctrl+V para colar o atalho para a pasta e pronto.

Info online

Leia Mais...