quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

eCommerce

A seguir a pergunta do mês referente ao site ABCcommerce.

(...) A internet trás a facilidade de se poder buscar uma enorme quantidade de preços para um mesmo produto bem rápido e sem perder muito tempo. Nesse ambiente é possível fidelizar um cliente tendo como partida que seu serviço é apenas virtual e ele não tem, nem terá conhecimento ou contacto físico, para avaliar ou ter uma experiência sobre aquela loja? E no modelo C2C é possível fidelizar um cliente? (...)

Fidelização consiste em criar um relacionamento positivo com o cliente de forma que não haja interesse, ou disposição, deste em procurar outro fornecedor. Ocorre que em tempos de Internet, no qual a informação e a concorrência são muito acentuadas, é mais difícil manter um cliente. Isso não decorre da ausência do contacto presencial, mas sim da facilidade que os clientes têm em aceder e comprar a outros fornecedores. Isso faz parte do jogo da Internet, é bom para os consumidores e, portanto, é bom para todo o mercado. Além disso, uma loja virtual pode, e deve, oferecer um atendimento diferenciado aos seus clientes em termos de facilidade de navegação, exposição clara e objectiva dos produtos, suporte eficiente, entre outros, sempre cuidando para manter seus preços no patamar mais baixo possível. No caso do C2C - venda de consumidor para consumidor -, a questão preço se torna ainda mais crucial, pois geralmente as transacções são feitas em um ambiente comum a todos os fornecedores, como é o caso do Mercado Livre, o que aumenta a competição por melhores preços. Além disso, os compradores sabem que podem encontrar boas ofertas e vão sedentos em sua busca.

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